7-on-7s: o Brasil precisa adotar essa ideia

Posted: 25 de July de 2014 in Xs And Os
Tags: , ,

Esta semana tive a oportunidade de passar por uma nova experiência como técnico de futebol americano nos Estados Unidos, algo bastante simples e que acredito que poderia beneficiar não apenas equipes, mas o nível técnico do esporte no Brasil.

Na última segunda-feira, dia 21, o West Philly Speedboys foi até a Lower Merion High School para participar de um 7-on-7 contra os Bulldogs, e o mesmo aconteceu na quarta, 23, contra o Neumann-Goretti Saints – duas equipes que não disputam a mesma liga que nosso time.

Se você não está acostumado com o termo, explico: 7-on-7 significa, como diz a tradução simples, 7 contra 7. O ataque é composto pelo center, quarterback e mais cinco jogadores elegíveis, variando de acordo com a formação. Já a defesa alinha apenas com três LBs e 4 DBs. Dessa forma, ambos os lados exercitam suas táticas para o jogo aéreo. Não há tackle, portanto nem é necessária a utilização de pads – recomenda-se, no entanto, o uso de capacetes.

Trata-se de uma ótima ferramenta para desenvolver o jogo de passe, tanto para ataque ou para a defesa, já que sem pressão sobre o QB, são os fundamentos que precisam aflorar para fazer com que a dinâmica funcione.

7-on-7s são muito usados nos treinos por equipes de todos os cantos, mas o fato de envolver outro time torna tudo muito mais interessante. Tira a equipe da rotina e a coloca diante de um ataque ou defesa diferentes do que normalmente se enfrenta no treino. Além de adicionar competitividade na coisa.

É algo bastante simples, que não requer muita estrutura. Basta os times entrarem em contato e se organizarem para esse “treino conjunto”. No nosso caso, combinamos que as equipes executariam 10 jogadas no ataque de cada vez, alternando ao fim de cada série, e assim por diante. Contra Lower Merion foi assim o tempo todo. Já contra Neumann-Goretti reservamos um tempo para fazer jogadas com down e distance, o que é chamado de “situational”.

Não há corridas, a jogada para assim que o atleta com a bola é tocado pelos adversários e o quarterback tem apenas 5 segundos para se livrar da bola, para manter as coisas honestas.

Nessas oportunidades, tivemos a chance de identificar vantagens e desvantagens do que está sendo desenvolvido para a próxima temporada e fazer importantes ajustes. Afinal, um adversário irá explorar suas fraquezas de uma forma que normalmente não acontece em seus treinos cotidianos.

Minha opinião é que isso seria algo indispensável para os times brasileiros. É uma ótima forma de desenvolver o jogo aéreo, aspecto que ainda precisa evoluir na maioria das equipes. Além de ser uma boa ferramenta de atividade para a offseason.

O que nos traz a um outro ponto: offseason não é apenas importante, como também necessária. Vejo diversos times brasileiros que têm horror a ficar alguns meses sem jogo oficial e disputam campeonatos de fevereiro a dezembro. É preciso tempo para desenvolver fundamentos e formar atletas, coisas que ficam em segundo plano durante torneios, já que o objetivo passa a ser vencer a qualquer custo.

Jogo precisa ser uma consequência do treino, e não o treino uma consequência da agenda de jogos. Tempo é o primeiro ingrediente para o aprendizado. Atividades como 7-on-7s contra outros times ajudariam a suprir essa “gana” por competição e, ao mesmo tempo, ajudariam a dar um grande salto técnico para ambas as equipes.

Advertisements
Comments
  1. Yuri says:

    Muito bom o artigo! Levei a ideia para o meu time já também… Belo trabalho, continue a documentar as suas experiencias que estão sendo muito úteis para a galera.

    Like

  2. Numa coisa concordamos em 100%: precisamos de recesso! Nem NFL, nem NCAA, joga de fevereiro a dezembro. As ligas têm que entender isso. Não há tempo para um draft bem organizado, nem tempo para desenvolver novos talentos. Tudo na correria! Este 7 x 7, lembra muito o flag, que também é uma excelente forma de desenvolver o FA. Boa matéria e boas idéias.

    Like

  3. Rômulo Tuleski says:

    Parabéns meu amigo. Ótimas idéias!!!
    Se puder mande para nós ai suas experiências com os Linemans.
    Grande Abraço

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s